Autdromo de Interlagos

Nome oficial: Autdromo Jos Carlos Pace
Endereo: Av. Senador Teotnio Vilela, 261 - So Paulo (SP) BRASIL
Extenso: 4.309 metros
Curvas: 11
Sentido: anti-horrio


Caractersticas

Antes das reformas que trouxeram a Frmula 1 de volta a So Paulo, em 1990, Interlagos era considerada uma das melhores pistas do mundo com seus quase 8 km de extenso. O traado, inaugurado na dcada de 40, tinha curvas e retas de todas as caractersticas: alta, mdia e baixa velocidades. Um dos trechos mais espetaculares era a sequncia das curvas 1, 2 e 3, que ia da reta dos boxes at o fim do Reto. Era ponto de honra percorrer as trs curvas com o p embaixo, "flat", como se diz no jargo automobilstico.

A reforma foi necessria por dois motivos: primeiro, a F-1 moderna no comportava mais circuitos de longa extenso porque as corridas tinham poucas voltas e eram pouco atraentes para as transmisses de TV; depois, porque o traado, que tinha alguns trechos muito velozes, ficou perigoso e os custos de construo de novas reas de escape inviabilizariam uma adaptao s novas exigncias de segurana da categoria.

O novo traado eliminou curvas histricas, como o Sol, a Ferradura e o Sargento. Na verdade, a pista atual no agrada a todos. Christian Fittipaldi, por exemplo, reclama que no novo traado no h mais nenhuma curva realmente de alta velocidade. Em compensao foi criado o "S do Senna", sugerido pelo prprio Ayrton, uma das curvas mais difceis da F-1.

Uma dificuldade extra para os pilotos que Interlagos se percorre no sentido anti-horrio, ao contrrio da maioria das pistas em todo o mundo.


Histrico   

Foto da Pista AntigaO autdromo de Interlagos, hoje autdromo Jos Carlos Pace, foi inaugurado em 12 de maio de 1940, idealizado e construido por Louis Romero Sanson, nascido 03/02/1887 na Ilha de Trindade.

A denominao inicial (Entrelagos e depois Interlagos) veio pelo motivo de ele estar situado entre os antigos lagos da regio, que se transformaram nas represas Guarapiranga e Billings, zona sul da capital paulista.

A primeira prova realizada foi o GP So Paulo, vencido por Arthur Nascimento Jr., com um Alfa Romeo 3.500cc, levou 1h46m44s para percorrer as 25 voltas oficiais, seguido por Chico Landi com um Maseratti 3.000cc e Geraldo Avelar com uma Alfa Romeo 2.700cc, sendo registrado tambm o primeiro acidente, felizmente sem leses, ocorrido com Francisco Credentino que chocou-se contra um barranco.

Em 1950, atravs da Comisso do IV Centenrio, foram feitas grandes melhorias no Autdromo, visando a grande festa paulistana para 1954.

Aps anos de muito uso e pouca conservao, totalmente deteriorado, pelo esforo de Lula Gancia, vice-presidente da APVC, e dos pilotos, em 1969 iniciaram uma campanha pela reforma de Interlagos, o que se concretizou levando a reinaugurao em 29 de fevereiro de 1970 com a prova internacional de F-Ford, vencida por Emerson Fittipaldi.

Em outubro de 1971, aps novas adequaes do Autdromo, desde a pista oficial at as instalaes para equipes, imprensa, dirigentes e pblico, aconteceu a prova internacional de Frmula 2, vencida tambm por Emerson Fittipaldi, seguido por Ronnie Peterson.

Em 1972 ocorreu a primeira corrida de Frmula 1, etapa no oficial, vencida por Carlos Reutman, prova esta que trouxe em definitivo a partir de 1973 para o nosso pas a etapa oficial anual da Frmula 1, at nossos dias, sendo que de 1981 1989 os "GP Brasil de Frmula 1" foram realizados no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que em 26 de dezembro de 1985 o autdromo passou a chamar-se "Audromo Jos Carlos Pace" em homenagem ao piloto brasileiro falecido em 1977 em um acidente de avio.

Em 1989 o autdromo passou por uma reforma total, inclusive o traado, que modificado passou dos 7.823 metros anteriores 4.309 metros atuais, com a construo de 23 novos boxes de 12x18 metros, alm da moderna torre de controle, sala de imprensa, centro mdico e demais instalaes apropriadas para sediar mega eventos, como o GP Brasil de F1, que voltou em definitivo em 1.990.

Alm da Frmula 1, sediamos o GP Brasil de Motovelocidade em 1992, o Campeonato Internacional de Turismo (ITC) em 1996, uma etapa da Le Mans Series em 2007, alm de duas provas da Top Race Argentina, em 2009 e 2010.


1 Final da Reta de Boxes
2 "S"  do Senna
3 Sada do "S" do Senna
4 Entrada da Reta Oposta
5 Reta Oposta
6 Sada da Reta Oposta
7 Entrada do Lago
8 Lago
9 Sada do Lago
10 Entrada do Laranjinha
11 Laranjinha
12 Sada do Laranjinha
13 Pinheirinho
14 Bico de Pato
15 Mergulho
16 Juno
17 Sada da Juno
18 Subida do Caf
19 Caf
20 Entrada da Reta de Box
21 Reta de Box
22 Entrada de Box
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